quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Regiões de SC com maior carência habitacional

A situação do mercado imobiliário voltado para população de baixa renda em Santa Catarina está em discussão em um encontro na Assembleia Legislativa do Estado. No evento, feito pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina, será apresentado um diagnóstico habitacional do Estado. Conforme o último levantamento divulgado pelo Ministério das Cidades, Santa Catarina é hoje o Estado com o menor déficit habitacional relativo (proporcional ao total de domicílios) do país.As regiões que concentram os maiores percentuais situam-se no Extremo-Oeste do Estado.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Estado tem um déficit habitacional de 145 mil unidades.
A análise dos dados de acordo com a distribuição por faixas de renda familiar mensal aponta que são as camadas mais pobres da população que sofrem com a falta de moradia própria. A maior concentração é verificada nas famílias com renda de até três salários mínimos,77,1%. De três a cinco salários mínimos, 13,9% não possuem casa, e apenas 9% das famílias com renda acima de cinco salários mínimos ainda não são proprietárias de uma residência.

Aana Claúdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário