domingo, 13 de junho de 2010

Preá mais raro do mundo vive em Santa Catarina


O preá(esse animalzinho na foto)mais raro do mundo vive na Grande Florianópolis, em Santa Catarina.Ele é simpático e sociável. Vive isolado em uma pequena ilha do litoral catarinense há 8 mil anos. Da família do porquinho-da-índia, o preá do arquipélago de Moleques do Sul, em Palhoça, é considerado o mamífero mais raro do planeta.
Esta exclusividade se da porque o único lugar de que se tem notícia que ele habite é a ilha de 9,86 hectares localizada no Estado. Segundo pesquizadores,o total de indivíduos da espécie não passa de 100.
Segundo cientistas,a ameaça de extinção não teve influência do ser humano, mas se dá pela raridade da espécie. O mamífero de Moleques está extremamente vulnerável porque qualquer acontecimento diferente que ocorra na ilha — a introdução de um animal que possa tornar-se seu predador, como um cachorro, por exemplo,pode exterminá-lo. Para os pesquisadores, a única forma de conservar a espécie é manter o ambiente da ilha intocado. Então é melhor deixa-los quietinhos lá!!

Postado por Ana Cláudia Philippi 2.3.1

Um comentário:

  1. bom, este é um assunto bem interesante de ser tratado ainda mais que é um animal que se encontra na capital do nosso estado, mas é o unico lugar de que se tem noticia que ele habite é a ilha, porem nao quer dizer que ele nao existe em outros lugares mesmo sem saber de sua existencia no mesmo.

    ResponderExcluir